domingo, 7 de fevereiro de 2010

"A árvore que dava dinheiro"

Olá, queridos!

Mais um ano letivo começa. Espero que estejam todos animados, principalmente com as leituras que faremos este ano! A primeira delas, no 7º ano do COC, é "A árvore que dava dinheiro", de Domingos Pellegrini.

Domingos Pellegrini é um escritor brasileiro, nascido em Londrina em 23 de julho de 1949. As sementes de sua literatura vêm de longe. Viveu durante toda a infância escutando “causos” contados por mascates, peões da roça, caixeiros-viajantes, enfim, por pessoas de todo o tipo que freqüentavam o salão de barbeiro do seu pai e a pensão administrada por sua mãe. No conjunto de sua obra, predominam os livros voltados para o público infanto-juvenil, pelo qual o autor tem um carinho especial. Por isso, ele procura constantemente a simplicidade: “A língua com que escrevo um livro é basicamente a mesma com que conto um caso para um amigo. Minha meta é escrever como quem fala a uma criança”, resume Domingos Pellegrini.

"A árvore que dava dinheiro" é um livro que conta a história dos habitantes de Felicidade, que herdaram de um velho sovina três sementes mágicas. Ao serem plantadas essas sementes, nasceu uma árvore onde as notas de dinheiro brotavam em grande quantidade! A euforia foi geral! Já pensou? Enriquecer de repente, depois de uma colheita rápida e milionária?! Ninguém perderia uma oportunidade dessa. No entanto, um açogueiro que só come peixe, uma velha empregada doméstica e um mendigo sempre bêbado pensam diferente. Você, leitor, vai descobrir o porquê e vai descobrir também muitas outras surpresas dessa cidade incrível, onde o dinheiro não trouxe a felicidade.

E então? Já começaram a ler o livro? O que estão achando? Vamos compartilhar aqui as leituras e interpretações que estamos fazendo da obra!

Um abraço a todos!

7 comentários:

  1. Oi ... eu vo aprresar meu pai pra comprar o livro , estou curioso para saber onde o dinheiro n tras felicidades , apesar de eu nao gostar muito de ler me pareceu bem interessante está historia.

    ResponderExcluir
  2. eu achei interesnte porque tres pessoas umiudes ficam rica de uma hora para a outra eles pode ate ajudar outras pessoas da cidade pobres.

    ResponderExcluir
  3. Tia Lídia
    Eu já li o livro e gostei muito ,porque ele é engraçado e fala que o dinheiro não é tudo ,que ele não compra felicidade.

    Beijão ,bom feriado para você.
    Matheus Ferreira Pacanhella.

    ResponderExcluir
  4. achei muito legal até o instante acho que terá muitos misterios até acabar o livro
    João Pedro 7° ano A

    ResponderExcluir
  5. Ainda não comecei a ler '' A árvore que dava dinheiro '' porém,pela sinopse eu acho que é praticamente impossível dar dinheiro em uma árvore, vou começar a ler hoje, estou super animada, espero que seja legal! hahahaha

    ResponderExcluir
  6. Eu ja começei a ler é bem interessante,mostra que o dinheiro nao traz só felicidade...O livro me parece ser bem interessante,e acho que tem um desfecho bem interessante.

    Renata-7 ano A

    ResponderExcluir
  7. Eu estou gostando do livro " A árvore que dava dinheiro" , pois mostra que o dinheiro não tras felicidade ,como muitos pensam ..
    Está parecendo ser bem legal !

    ResponderExcluir